Últimas

Cientistas alertam para uso consciente das áreas úmidas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Assessoria - Pesquisadores da UFMT e de outras instituições brasileiras parceiras ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-Áreas Úmidas) e ao Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) reforçam a necessidade de coibir práticas de uso não sustentáveis nessas áreas, porque não podemos e não devemos abrir mão de serviços ambientais importantes para a atual e para as futuras gerações. Os cientistas providenciaram informações científicas suficientes para os formuladores de políticas públicas, para tomar decisões adequadas à conservação e uso sustentável. Mas toda sociedade tem que colaborar, respeitando a legislação ambiental e apoiando as políticas de gestão dessas áreas, para diminuir os riscos ambientais com ganhos para toda a sociedade e o meio ambiente. O dia 02 de fevereiro, dia Mundial das áreas úmidas foi instituído pelo RAMSAR para aumentar a consciência sobre o valor delas para a humanidade e o planeta. Este ano, Áreas úmidas para redução de riscos de desastres foi o tema escolhido.

Nesta quinta-feira, dia 2, o INAU/CPP/UFMT e o Sesc Pantanal promovem o debate sobre a importância dessas áreas para a preservação da biodiversidade no Hotel Sesc Porto Cercado. A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal foi a primeira reserva privada no Brasil designada como Sítio Ramsar, instrumento que reconhece a atuação em áreas úmidas importantes de todo o mundo. Além de palestras, serão realizadas oficinas com a comunidade pantaneira, o alvo são os jovens, que vão aprender a confeccionar câmeras fotográficas através da técnica pinhole. Em seguida, jovens e adolescentes vão percorrer trilhas do Parque Sesc Baía das Pedras para registrar a flora e a fauna pantaneira. Após a revelação, serão selecionadas para uma exposição fotográfica na Unidade Sesc Poconé. As fotografias também podem ser inscritas no Concurso Mundial de Fotos para Juventude, que tem como tema Áreas Úmidas.

As atividades comemorativas do Dia Mundial das Áreas Úmidas prosseguem no dia 3, sexta-feira, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal – INPP, campus UFMT, Cuiabá, e contará com exposição fotográfica, intitulada “Áreas Úmidas de Mato Grosso”, palestras e debates, após apresentação das contribuições do INAU/ CPP na ciência, sociedade e elaboração de políticas públicas.

Também, o Comitê Executivo da Reserva da Biosfera do Pantanal, formado por representantes dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, vai apresentar o plano de ação emergencial em defesa da manutenção do Pantanal com o título internacional de Reserva da Biosfera. O documento foi apresentado e discutido durante a 23ª Reunião do Comitê Internacional de Aconselhamento das Reservas da Biosfera (IACBR 2017), realizada em Paris.

Como é do conhecimento público, o Pantanal foi designado, pela Unesco, como Reserva da Biosfera, no ano de 2000. Entretanto, o IACBR fez sérias recomendações ao governo brasileiro sobre o nível de implementação da RB Pantanal, colocando em risco a permanência deste importante título internacional à maior área úmida continental do planeta.

O Governo Federal acionou os governos estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que em sinergia com a sociedade civil estruturou o Conselho Executivo da Reserva da Biosfera do Pantanal. Esse conselho é composto pelo Governo Federal (MMA e ICMBio), Governos de MT e MS e a sociedade civil, representada pela academia, Ongs, proprietários de RPPNs e empresários sustentáveis; e elaborou o Plano Emergencial para a RB Pantanal, com ações de curto, médio e longo prazo que visam a implantação, de fato, deste patrimônio nacional.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também